Shadowside é entrevistado pelo jornal francês Le Monde em especial sobre a Copa do Mundo

Dani Nolden e jornalista francês na sala de reunião da Agência Sob Controle

A Copa do Mundo no Brasil não é apenas futebol, fan fest, turismo e protestos! É também motivo de muito heavy metal! O barulho causado pelas bandas Shadowside e Confronto antes da competição começar, chegou em alto e bom som do outro lado do Mundo.

Assim como outras mídias internacionais, o Le Monde, jornal francês reconhecido como um dos melhores do Mundo, está no país produzindo diversas matérias especiais sobre o torneio. Em passagem por São Paulo, a reportagem fez questão de entrevistar Dani Nolden e Felipe Chehuan, pela importância de ambos os artistas tanto no quesito esportivo, musical e social, justamente para falar sobre as constantes manifestações e os motivos pelos quais boa parte da população é contra o evento ser realizado no país.

A matéria publicada ontem, ganhou destaque em quase meia página na edição impressa e teve grande repercussão na versão online (paga – http://bit.ly/1rVsKXj). Os músicos deixaram bem claro que, apesar do clima de festa, o Brasil não está às mil maravilhas, e deveria ter seguido o exemplo da Suécia que abdicou de sediar o evento por ter outras prioridades.


Com letras que representam explicitamente a realidade das periferias, discutindo temas como o crime, pobreza, o preconceito social e racial, e a alienação política, o Confronto lançou camiseta em protesto à Copa do Mundo, que foi um verdadeiro sucesso de vendas.

Já a Shadowside teve grande destaque, em 2007, com a música “Nation Hollow Mind”, que fala sobre o assassinato do menino João Hélio. O garoto foi arrastado em alta velocidade por vários quilômetros e a mãe o viu ter a cabeça completamente despedaçada. O garoto tinha 6 anos e deixou o país inteiro perplexo. Porém, o que mais revoltou a artista foi que muita gente estava comemorando o Carnaval poucos dias após a tragédia. Por isso, o nome de “nação mente vazia”.

A Shadowside é considerada um dos principais nomes do heavy metal brasileiro no exterior. Com diversas turnês por EUA, Europa e Brasil, a banda segue promovendo do aclamado álbum “Inner Monster Out”. Este trabalho foi eleito como um dos melhores discos da história da música pesada nacional.

Ao longo de diversas turnês pela América do Sul e Europa, o Confronto se destacou mundialmente por sua personalidade e atitude explícita. Saindo da periferia carioca, o grupo rompeu barreiras, cresceu, ganhou respeito e conquistou uma legião de seguidores. Neste momento, seguem na estrada divulgando o bem-sucedido álbum “Imortal”.



Comentários